bilinguismo 1

Nomes de peso na área de ensino de inglês no Brasil, entre eles, Rita Ladeia (Instituto Singularidades) e André Pazotti (DSOP CLIL), se reuniram para discutir bilinguismo e metodologias pedagógicas para ensino de inglês nas escolas. As palestras ocorreram em um evento pioneiro da área, foi o First English Language Day, que em sua primeira edição ocorreu na cidade de Campo Grande, no dia 20 de maio.

IMG_9817

Mas também pela primeira vez esse tipo de evento ganhou um aspecto especialmente inovador, pois além de terem sido apresentadas pela maioria dos estudiosos do tema as esperadas descobertas centradas nos benefícios para os alunos ou para as escolas ou para os professores, nesta ocasião, graças à DSOP, o convencional rol de temas foi revolucionado por uma apresentação muito mais abrangente. Trata-se do DSOP CLIL Inglês, o mais novo projeto pedagógico da DSOP, uma simbiose de duas metodologias que possibilitam que não só a instituição de ensino, o corpo docente e os alunos sejam beneficiados em vários níveis, como também as famílias e respectiva comunidade ou região. Pela primeira vez, o conteúdo ensinado através do inglês avança além do âmbito intelectual, cognitivo, linguístico, individual de alunos e professores. Também pela primeira vez a imagem da instituição de ensino consegue benefícios que vão muito além da fama que os convencionais resultados conhecidos e esperados já teriam. André Pazotti apresentou aos felizardos participantes programas pedagógicos pautados em uma metodologia que permite formar uma geração empoderada, com adquirida autonomia não só quanto a sua expressividade individual e cultural em idioma estrangeiro, mas enquanto atitude cidadã, familiar e social graças a uma postura transformadora construída aula a aula, graças a um completo e personalizado programa de assessoria pedagógica da DSOP. Escolas bilíngues há muitas, mas e quanto ao conteúdo realmente condizente com a formação de um ser humano completo para enfrentar os novos desafios do mundo de hoje?

IMG_9829

Nunca se lamentou tanto a postura decadente desse ser vivo atual cada vez menos humano, cada vez mais inconsciente, consumista, materialista, reverenciador do poder econômico como finalidade em si mesmo? Temos uma sociedade cada vez mais amuralhada em condomínios cercados por miséria e tiroteios? De que serve a linda paisagem de um bairro rico se o confinamento compulsório mantido pela violência da injustiça circundante requer vidros blindados para admirá-la?

IMG_9824

Mas, por outro lado, onde está a formação que preparará as futuras gerações para quebrar e, a longo prazo, reverter esse ciclo vicioso? Como democratizar o acesso à metodologia de sustentabilidade do próprio equilíbrio financeiro? A resposta é mais fácil do que parece, a missão da DSOP: um conteúdo enriquecido por práticas pedagógicas imbuídas por uma missão engajada. Numa conscientização resultante de uma Educação Vivencial, humanista, que descubra o verdadeiro valor de realizar sonhos, próprios, coletivos, a curto, médio e longo prazos, mas com determinação em sua metodologia processual, por ter experimentado os resultados, merecedores de serem compartilhados e multiplicados. É isso que a metodologia DSOP já faz em português. Mas por que não ir ainda além? Por que não fazer desses jovens cidadãos especiais também futuros adultos bilíngues?

andre event

Sim, mesmo aparentando previamente ser um evento despretensioso, foi o divisor de águas para os participantes que ouviram com atenção e se renderam à sensibilização que um tema tão importante requer. Não só para seus alunos, mas para seus filhos, para suas famílias, para todos os que se espelharem em seus exemplos e para as instituições de ensino das que sonham se orgulhar. Um sucesso a muito longo prazo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>