Série DSOP CLIL foi desenvolvida como um Programa Internacional destinado a oferecer maior aprendizado aos alunos, ensinando-lhes a Metodologia DSOP, a qual propõe uma mudança de comportamento com relação ao uso dos recursos disponíveis para a construção de uma vida próspera, sendo baseada em 4 pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.
A série consiste em 8 volumes, para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de idade, e tem como foco o ensino da Metodologia DSOP e a língua inglesa em todo o material, tendo o idioma como ferramenta de comunicação e não como foco de ensino, oportunizando ao aluno a necessidade real do uso da língua em que tem estudado regularmente. O DSOP CLIL Readers aborda o tema Educação Financeira com atividades criativas baseadas em tarefas para ensinar as crianças a observar, sonhar, atribuir valor às coisas e economizar.
Os packs de livros contêm um livro do aluno em inglês, além de um suplemento para os pais, oferecido para que eles se familiarizem com o assunto. Há também um livro do professor disponível no formato digital, que traz diferenciais exclusivos DSOP como três versões segmentadas por faixa etárias distintas para cada título da coleção The Boy and The Money, utiliza atividades como contação de histórias.

DSOP em Português como língua estrangeira

A DSOP lança duas linhas especiais para o aprendizado da língua portuguesa do Brasil como língua estrangeira ou de herança.

Literatura DSOP: voltada para o público infanto juvenil traz histórias envolventes com valores para a vida.

Metodologia DSOP: são paradidáticos e projetos educacionais focados na mudança comportamental em relação ao uso dos diversos recursos que temos disponíveis para construirmos uma vida próspera para a realização dos sonhos.

Content and language integrated Learning CLIL – Aprendizagem Integrada de Conteúdo e de Língua ( AICL )

clil

Para o aluno e sua família:

Língua utilizada simultaneamente para se apropriar de um conteúdo, de uma linguagem específica e, a longo prazo, se comunicar nessa língua para falar sobre qualquer assunto, com um domínio do idioma aprendido naturalmente, em contexto. Desta forma, estimula-se o “empoderamento” gradual do aprendiz tanto para estudo e vida profissional, como para aumentar sua motivação pessoal. Os profissionais de um futuro bem próximo já serão selecionados por atitudes como iniciativa para identificar e solucionar problemas, motivação para trabalhar em equipe, consciência cultural global e visão internacional de carreira.

Para o educador e instituição:

Ao contrário do que se poderia esperar, uma aula CLIL não se dedica ao estudo da língua como um fim em si mesmo, como conteúdo de um exame gramatical que seleciona futuros especialistas acadêmicos sobre terminologia linguística. O objetivo do CLIL é ensinar um determinado assunto através desse idioma, desenvolvendo a competência cognitiva do aprendiz, com efeitos a longo prazo. Claro que, ao ser dada em língua estrangeira, essa aula CLIL favorece também, simultaneamente, a apropriação da dimensão comunicativa da língua, como uma ferramenta, numa trajetória espontânea, lúdica e gradual empoderadora para o aluno.

Para os autores e assessores pedagógicos do acompanhamento pós-adoção:

O material DSOP em idiomas estrangeiros é considerado um material CLIL e, com isso, não tem o intuito único de ensinar a língua em si, mas sim de ensinar Educação Financeira através desse idioma. O aluno consequentemente absorverá de forma natural e leve a linguagem, através de uma imersão. Mas os pilares humanistas de conscientização comportamental sobre os passos da prosperidade sustentável na construção dos sonhos são o centro das nossas atenções.